Tuesday, October 2, 2007

Bacalhau com natas



Esta receita de bacalhau foi-me dada por uma amiga há muitos anos atrás. É muito calórica mas faz muito sucesso lá em casa. Infelizmente é uma receita que eu não consigo dar medidas exactas, faço sempre no olhometro e tudo depende sempre da quantidade de bacalhau e batatas que decido usar.

Aqui vai:

Batatas
Bacalhau demolhado, cozido e desfiado (grosseiramente)
Cebola
Alho
2 a 3 pacotes de natas (depende da quantidade de bacalhau a preparar)
Leite
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Folhas de louro
Pimenta do reino
Azeite
Mostarda
Queijo parmesão


Corta-se as batatas em cubos pequenos e frita-se, deixa-se escorrer bem o óleo. (também costumo cozer quando bate aquela priguissinha)
Corta-se a cebola e os alhos as rodelas e leva-se a refogar numa panela com bastante azeite e uma folha de louro até que fique transparente. Despeja-se então o bacalhau e pouco depois as batatas e mantém-se em lume baixo mexendo sempre.

Numa panela a parte pica-se a cebola e o alho e refoga-se com a margarina até a cebola estar transparente, então despeja-se a farinha e deixa-se coser um pouco, despeja-se então o leite e deixe levantar fervura. Neste momento junta-se uma pitada de sal, uma pitada de pimenta do reino, uma colher de chá de mostarda e uma colher de chá de queijo parmesão e deixa-se engrossar, desliga-se o fogo e deita-se aí as natas e mexe-se bem.

Despeja-se o molho com as natas na mistura do bacalhau com as batas e mexe-se muito bem para embeber tudo. Despeja-se tudo numa travessa e vai ao forno por uns 20 minutos.

Servi acompanhado de uma salada de tomate e alface.

5 comments:

Migas said...

Ai que bom! Adoro bacalhau e com natas é uma perdição também...a primeira foto está uma tentação! :o)

anna said...

E quem não gosta de bacalhau com natas?
Não conheço!
Beijokas.

TIAMI said...

querida desde que fizeste esta receita de bacalhau, qdo, cá estiveste, os teus primos, pedem que a faça com frequencia, sempre que cá estão, é realmente uma maravilha. Beijinho grande de saudade

Elvira said...

Esse bacalhauzinho faz crescer água na boca. :-)

Anonymous said...

Olá !
Gostaria muito de fazer a receita do bolo pudim, mas vc pode me explicar o que significa a medida "dl" e onde encontro nata pra vender aqui em SP ?

obrigada,

Priscila